O Líder em Mim

O Líder em Mim

O que é “O Líder em Mim”?

Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, “O Líder em Mim” é um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores.

Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

Focado no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, alcança os alunos, os professores e os gestores da escola.
O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação, que tem a exclusividade desse programa no Brasil.

“O Líder em Mim” é um programa global que está implantado em mais de 1.700 escolas, distribuídas em 36 países pelo mundo. No Brasil, o programa iniciou em 2013 e já está em mais de 120 escolas, distribuídas em 11 estados.

O que o programa tem de diferente?

Mapa de crescimento do programa O Líder em Mim

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O modelo de liderança de “O Líder em Mim” possui algumas peculiaridades que garantem o sucesso após a sua adoção:

Um Paradigma Diferente

O paradigma de “O Líder em mim” enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas um líder em potencial, em vez de enquadrar os alunos da escola utilizando uma comparação padronizada na qual poucas crianças são consideradas brilhantes, outras poucas estão no extremo oposto, e a maioria é mediana.

De Dentro para Fora

O modelo de liderança “O Líder em Mim” não contempla somente as crianças: também é, e primeiro, para os professores e toda a equipe da escola, depois os alunos, e, finalmente, os pais.

Diretores, coordenadores, professores e demais funcionários não podem esperar mudanças significativas nos alunos até que eles próprios se transformem, assimilando os preceitos do Programa e, efetivamente, melhorem o clima sócio-emocional da escola. Só depois é possível contagiar os alunos, para que despertem o desejo de serem líderes e busquem excelência em tudo o que fazem. Como disse o grande educador Roland S. Barth, “A natureza dos relacionamentos entre os adultos que habitam a escola está mais relacionado à qualidade e o caráter da escola, e com as realizações de seus alunos, do que qualquer outro fator”.

Uma Linguagem Comum: Os 7 HábitosClique aqui para mais detalhes

Os 7 Hábitos criam uma linguagem comum. Quando os envolvidos — professores, demais funcionários, alunos e pais — começam a usar uma mesma linguagem, ocorre uma melhoria na comunicação. Por exemplo, faz uma enorme diferença quando todos entendem o que significa “fazer primeiro o mais importante”, ou “procurar primeiro compreender”, ou “ser proativo.” Escolas que adotam o modelo de liderança “O Líder em Mim” frequentemente descobrem que os alunos passam a usar essa linguagem não só em sala de aula, mas também entre eles e com seus pais: “Preciso fazer primeiro o mais importante: minha lição de casa, antes de brincar”; “Devo pensar ganha-ganha”; ou “Pai, você está sendo reativo.”

Em toda a escola, o tempo todo

O Programa “O Líder em Mim” é modelo ubíquo de desenvolvimento de lideranças, na medida em que se aplica em todas as áreas da escola, dentro e fora da sala de aula, o tempo todo. Os educadores usam uma abordagem abrangente que torna o desenvolvimento de liderança uma parte integrante de tudo o que fazem. Assim, tem impacto sobre diferentes aspectos: currículo, metodologia, tradições, forma de organização, cultura, eventos, etc. Os professores lhe dirão: “Este programa não é algo a mais do que fazemos: ele é uma forma de fazer o que já fazíamos de um jeito melhor.”

Quais são os resultados?

Os 7 pilares do programa O Líder em Mim

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O modelo de liderança “O Líder em Mim” está sendo implantado em mais de 1.500 escolas no mundo inteiro. Tais instituições relatam que o programa:

Melhora, nos alunos, a autoconfiança, o trabalho em equipe, a iniciativa, a criatividade, a liderança, a capacidade de solucionar problemas, a comunicação, a consciência da diversidade entre as pessoas, e o desempenho acadêmico. Reduz dramaticamente a incidência de indisciplina. Aumenta o orgulho e o engajamento dos professores. Produz maior satisfação e envolvimento dos pais. Melhora a cultura organizacional da escola.

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